29 de junho de 2008

Petrobras agora é Honda


A notícia, surpreendente até, é a saída da Petrobras da equipe Williams, passando a fornecer combustíveis e óleos lubrificantes para a Honda em 2009.


Com o acordo da Williams com a Saudi Arabian Airlines para a próxima temporada, já se especulava que a petrolífera brasileira poderia deixar a equipe, já que, segundo rumores, os árabes ocuparão praticamente todo o espaço publicitário dos carros.


Porém, tal explicação não serve para entender os motivos da troca. A Honda, desde o ano passado, não exibe as marcas de seus patrocinadores em seu carro "ecológico". Logo, um carro como o da simulação acima, exibindo um grande logo da Petrobras, não deve existir. Certamente não foi a exposição na carenagem que motivou tal mudança.


Acredito no desgaste de uma parceria, que já existe há mais de 10 anos e que não rendeu grandes frutos. A Petrobras ingressou na Fórmula 1 em 1998 pela então campeã do mundo e certamente contava com vitórias e títulos. Não aconteceram. Em todo o período, foram apenas 10 GPs vencidos. Em média, menos de um por temporada. Além disso, compromissos com os fornecedores de motores não permitiam o fornecimento de óleos lubrificantes, o que não atendia aos anseios da companhia.


Na Honda, tudo será diferente. É uma equipe que vai mal - atrás inclusive da própria Williams - mas que tem grande estrutura e, principalmente, dinheiro para investir. Com Ross Brawn no comando, não se deve duvidar do potencial dos japoneses. E, creio eu, é nisso que a Petrobras investe.


Fala-se também no desejo da petrolífera de possuir um piloto brasileiro na equipe, o que não conseguia realizar na Williams. Assim, Rubens Barrichello ganharia mais um ano na Honda. Sim, acho que seria mesmo interessante para a Petrobras ter um piloto brasileiro usando seus produtos na Fórmula 1. Mas duvido muito que o nome dos sonhos seja o de Barrichello. Com imagem desgastada e uma injusta fama de lento, o piloto mais experiente da categoria não reúne mais os atributos adequados para ser garoto-propaganda. Pode até ser que ele permaneça na equipe em 2009, mas não deverá ser por pressão da Petrobras. Pelo contrário.

Um comentário:

disse...

Pior vai ser se puserem o Nelsinho Piquet, se ele manter a médi que tá mantendo
a propaganda dele vai ser algo tipo "Graças a gasolina petrobras eu consegui completar pelo menos a última corrida do ano"