14 de agosto de 2008

F-1 Temporada 2009

Compare a BMW versão 2009 com o bólido da atual temporada...




- Os testes em Jerez de La Frontera se transformaram em uma ótima oportunidade para acompanharmos algumas das mudanças que serão feitas nos carros de Fórmula-1 para a temporada 2009 por imposição das regras. A BMW foi para a pista com um carro já bastante modificado. Entenda um pouco o que se passa conforme a legenda da foto acima e depois compare com a foto abaixo.

01 - Menos aletas aerodinâmicas: Os carros terão menos pressão aerodinâmica a partir da próxima temporada. É mais uma tentativa de fazer com que se aumente o número de ultrapassagens. Hoje, conforme os carros entram no vácuo do bólido à frente, perdem a aderência completamente devido à falta do ar empurrando o carro para baixo e com isso as ultrapassagens são quase impossíveis em curvas de alta velocidade.

02 - Aerofólio traseiro mais baixo: Faz parte também do pacote aerodinâmico para a próxima temporada. Com aerofólio traseiro mais baixo, o que se chama de "ar sujo" não mais atrapalhará o carro que vem atrás. O vácuo existirá, mas sem perda de aderência.

03 - Fim dos penduricalhos: A última grande moda da Fórmula-1 foi a criação dos apêndices aerodinâmicos da mau gosto. As tampas do motor bigorna, as "orelhas" dianteiras de BMW e Honda e outros aparatos estranhos estão fora.

04 - Pneus slicks: A maior novidade da próxima temporada é a tão aguardada volta dos pneus slicks. Diminuindo-se a carga aerodinâmica os carros precisarão de mais aderência mecânica e atrito, principalmente em curvas, onde a velocidade inclusive será maior.

05 - KERS: O sistema de recuperação de energia cinética, uma das transformações internas dos carros aproveitará a força cinética exercida nas freadas e reverterá essa potência para o motor dos carros. É a primeira de uma série de mudanças que serão promovidas para tornar a Fórmula-1 mais ecológica pois o aproveitamento desse tipo de energia diminui o consumo de combustível e, por consequência, a emissão de gases poluentes na atmosfera. O primeiro passo é pequeno, mas é um início.

06 - Bicos mais largos: Ainda para a proveitar um pouco do ar que se desloca do carro da frente para não perder a aderência os bicos dianteiros a partir da próxima temporada serão um pouco mais largos.

Se der certo vale a pena, mas uma coisa precisa ser dita, os carros vão ficar mais bonitos.

Um comentário:

disse...

Ano que vem não tem bolão titanic pq vão acabar com os peduricalhos