16 de dezembro de 2008

A Batalha das Toninhas...

Alguem já ouviu falar da Batalha das Toninhas?

Pois bem, de acordo com a Wikipedia, a chamada Batalha das Toninhas foi um evento ocorrido com a Marinha do Brasil ao largo de Gibraltar, em Novembro de 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial.

Os navios da Divisão Naval em Operações de Guerra receberam ordens do Almirantado inglês para seguirem para Gibraltar. O Almirante Pedro Max Fernando Frontin fora alertado para tomar cuidado, pois o encouraçado HMS Britania, designado para acompanhar a flotilha brasileira havia sido afundado por um submarino alemão, e havia um alerta da presença de mais submarinos na área.

Nesse contexto, o Cruzador Bahia confundiu um cardume de toninhas com o rastro de um periscópio de um submarino alemão, resultando no ataque ao cardume.

Em bom pernambuques, "ráitidaná", Brasileiro é uma praga mesmo.

Aí me vem a pergunta: Como será que um professor de história contaria isto aos seus alunos nos dias de hoje? Curioso? Então saca só:



"Toninha! Uma bosta assim que parece um flipper largo!"

Dica do Fábio Medeiros, um amigo meu!

4 comentários:

Jailson disse...

Huahuahuahuahauhau mt boa a aula do cara :D

disse...

Excelente o camarada aí, hehhe. Ele lembra aquele maluco que berrava contra Rubinho num post antigo do blog

Um dado histórico que eu acho que ele ia falar logo em seguida é que um dia depois que a esquadra brasileira (que já havia errado o caminho na ida) chegou ao destino, pra começar a guerrear, a batalha acabou. Por isso que ele fala que os alemães ficaram com medo e assinaram a rendição. Então a super esquadra brasileira fez três coisas na guerra, errou o caminho, perdeu um monte de marinheiro doente na viagem e matou uma tuia de foca

Jailson disse...

"Se eles fazem isso com focas imagina com nos" :P

Rodrigo disse...

hehehe, se tivesse greenpeace, hehehe.